Ressonância Límbica - Sense8

Acredito que tudo que você assista, ouça, veja ou sinta servirá como aprendizado, seja para evitar futuros problemas como para influenciar novos projetos.
No último final de semana iniciei minha saga pela NETFLIX (Para quem ainda não conhece, a NETFLIX é um site que disponibiliza filmes e séries por preços mensais que não ultrapassam R$ 30 reais, mas normalmente são filmes não recentes. Você pode criar login grátis por 30 dias para ver se gosta e permanece se assim desejar) então descobri a série Sense 8, que me levou a longas pesquisas no Google.

O primeiro episódio se chama ‘Ressonância Límbica’ e você se pergunta, que diabos é isso?

Sabemos que o sistema límbico é uma unidade responsável pelas emoções e comportamento social, localizada na região medial do cérebro dos mamíferos. E Ressonância é a propagação vibratória de qualquer tipo de onda.
A ressonância límbica é basicamente a função do cérebro em captar e sentir a mesma emoção que uma outra pessoa sente, há quem diga que necessita de o que chamamos de sintonia do olho no olho. Uma capacidade cerebral de entrar em sintonia com as manifestações internas de outra pessoa.

Isso me fez pensar em algumas situações que vivemos sem nos darmos conta, como por exemplo, um irmão muito próximo que sofre algum acidente e conseguimos sentir uma dor sem que saibamos do ocorrido, ou um amigo que percebe sua dor e te liga no exato momento que você deseja falar-lhe. Comigo aconteceu quando meu pai faleceu, na verdade três dias antes, no momento exato que ele cometia e sofria um acidente eu buscava a todo instante permanecer em sala de aula com um vazio gigantesco no estômago e um aperto no peito, e sim, eu passei toda a minha tarde na escola falando ou pensando nele. Acho que casos como esses estão inclusos na ressonância límbica, apesar de muitas vezes serem até corriqueiros. Mas na série são oitos pessoas que não se conhecem, pelo menos na primeira temporada é exatamente isso que transmite, e que passam por este processo diversas vezes e são perseguidos como pessoas ‘doentes’.

Mas voltando ao aprendizado, o que se aprende com Sense 8?

A vida dos personagens são detalhadas a cada episódio e se pensarmos que essa transmissão de emoção ou divisão com uma mesma intensidade nos faria agir diferente se pudéssemos sentir na pele o que o outro sente com certeza nos levaria a agir com mais emoção, porque diz uma frase muito sábia e também simples, ‘Todo mundo deseja a felicidade, você também’.

Mergulhe nessa série de mente aberta, se puder. Reviva a vida de cada personagem, suas dificuldades, suas emoções e aflições, e perceba que todo mundo no final deseja ser feliz, se encontrar, viver. Não somos melhores ou piores que ninguém, somos apenas mais alguém em busca da evolução. Mas pra que quebrar a corrente já que a união faz a força. Em tudo!


Beijos enormes, desculpa minha linha de raciocínio embaralhada, no próximo prometo palavras mais ajustadas.

Fique com Deus!

Bárbara castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça valer a pena!