O que é felicidade?

Felicidade não é busca, mas vivência.

Passamos anos em busca da tal felicidade, sempre nos limitando em prol do que acreditamos, sempre nos impondo obstáculos para se conseguir algo. Mas a verdade é que a felicidade está pertinho de nós e nossa vontade de encontrá-la nos cega.

É muito comum vermos casais planejando filhos após promoções no trabalho, salários melhores, casa maior. Comum vermos alguém trabalhando noite e dia, exaustivamente, para terminar de construir sua casa própria acreditando que ela seria sua felicidade. Ou até mesmo alguém que já teve inúmeras oportunidades nas mãos e hoje, ao perder tudo, pensa que a felicidade está em recuperar o que teve.

Mas eu não gosto de acreditar que minha felicidade está na conclusão da faculdade, no trabalho bem sucedido e especialmente bem remunerado, não gosto de crer que comprar um carro será a alforria da minha felicidade. Não! Eu quero e preciso acreditar que cada dia terei muitas oportunidades únicas para ser feliz, que a felicidade que tanto almejo não está no final do arco-íris, mas aqui, bem dentro de mim, nas minhas decisões quando acordo, na minha paciência, no meu modo de ver a vida, as pessoas, as situações. Eu tenho controle sobre estar ou não feliz, mas antes de tudo preciso acreditar que tenho a felicidade. 
Infelizmente quando impomos a felicidade a algo que desejamos não estamos nos ajudando, estamos apenas adiando o que poderia ser para agora. Afinal, não seria mais fácil construir a tão sonhada casa ou o lar, ou os estudos sendo feliz, sabendo que aquilo não será seu potinho de ouro, mas o ouro mais valioso são seus dias. Aproveitar ao máximo nossos momentos é crucial para termos um final de dia feliz, realizado. Grato.

Sempre me questiono o porquê de sermos tão do avesso, dando maior importância a dor do que ao sorriso feliz e sincero?! 
É tão mais comum ouvirmos as derrotas da vida ao invés das declarações carinhosas. Infelizmente, de cada minuto do nosso dia, sabendo que o passado não volta, devemos nos atentar que o aprendizado, a amabilidade, a socialidade, a humildade, o carinho expresso, a alegria, a compreensão, tudo isso fará melhor a nós e aos outros que ódio, vingança, raiva, dor, tristeza. 

Nós fazemos nosso ambiente, então façamos um ambiente melhor, de pessoas bem humoradas.

Por hora eu termino aqui, mas em breve concluo essa linha de pensamento.
Beijos enormes,
Bárbara Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça valer a pena!