O que é lixo?

É muito difícil ver por aí alguma propaganda e/ou campanha do Governo Federal do Brasil em prol de uma reeducação para habitantes deste país que não têm muita noção sobre o estrago que um simples papel de bala poderá fazer futuramente. Este assunto me veio em pensamento hoje pela manhã. Estava colocando o meu lixo incorreto para que o caminhão da Comlurb o levasse, como normalmente faço todas as segundas, quartas e sextas. E digo incorreto, pelo fato dele não estar sendo separado de maneira sensata, até porque pelo meu pequeno conhecimento, somente pela zona sul desta cidade há caminhões preparados para receber o lixo corretamente e encaminhar para seus devidos fins. Mas não venho falar deste assunto complicado não, vou comentar aqui sobre a falta de educação desta população e também pela falta de organização das prefeituras de todas as cidades deste país. Certa vez estava indo ao bairro de Madureira. Num dia chuvoso, o trânsito lentamente passava pelas ruas inundadas.Havia uma senhora no mesmo transporte que eu, e sua netinha comia um biscoito recheado, e quando terminou entregou o pacote vazio a sua avó que o lançou pela janela. Fiquei ali, eu e minha mãe, imaginando que tipo de ensinamento aquela garotinha, futuro do país, estaria carregando pelo fato terrível que sua avó acabara de cometer. Terrível, mas cómico. Pois esta senhora quando foi descer do transporte espraguejou algumas palavras indesejáveis por estar com os pés dentro d'água. Fiquei ali olhando a situação e imaginando que talvez ela e muitos outros ainda não perceberam que se todos os dias comermos um biscoito na rua e lançarmos aquele pacote vazio ao além, imagina quando chover? Quando a água não tiver para onde escorrer. Outro dia foi uma mulher com seus 30 anos aparentemente, estava tomando café em um copinho descartável e a espera do sinal para atravessar a rua. Seu café acabou, ela ao lado de uma daquelas lixeiras laranjas que ficam nos postes, jogou o copinho no chão. Eu pensei que se todos os conscientes, aos poucos fossem aprender mais sobre este assunto, e consequentemente praticar. Imaginei que pudesse eu ir bem ali, ao lado da mulher, e peguesse o copinho dela e jogasse dentro da lixeira. Mas sem falar nenhuma palavra, somente em sua frente para que ela pudesse recordar da situação todas vez. Seria uma boa idéia? Talvez sim?! Enfim, jogar lixo no chão pode acarretar em ruas alagadas, doenças, casas destruídas. Não é legal, é feio, é de caráter pessoal e sendo assim, de má educação. JOGAR LIXO NO CHÃO É FALTA DE EDUCAÇÃO. Vamos aprender diariamente um pouco mais sobre este assunto, e valorizar. Beijos enormes. (Bárbara Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça valer a pena!